sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Feira de Ciências - experimento de física

Campo Elétrico

Deiselene Bastos,
Otávio Santos,
Irina Moura,
Brisa Morais,
Talita Araújo,
Fabricio Oliveira,
Fernando Santos,
Sara Lima,
Cláudio Conceição,
Ellen dos Reis,
Rosenilda Fontes.


O tema desta apresentação é campo elétrico. Com base nisso, foi produzido um experimento com o objetivo de demonstrar a alteração ocorrida na água, durante o seu percurso, quando ocorre a aproximação de um balão eletrizado.

Apesar de não está demonstrado no vídeo, quando o balão é aproximado da água, antes de ser feito o atrito, ainda que a água esteja escorrendo pelo canudo, esta não se movimenta em momento algum, não há aproximação entre ambos, ou seja, o balão não causa nenhum efeito naquela. Isso porque não há um campo elétrico, uma vez que este só existe a partir da sua interação com as cargas elétricas.

O campo elétrico contém dois sentidos: um de afastamento, e outro de aproximação, respectivamente, quando o campo é gerado por uma carga positiva ocorre a repulsão, quando gerado pela carga negativa ocorre a atração.

Sendo assim, o vídeo mostra a aproximação que ocorre entre a água e o balão. Isso deve-se ao fato de que o balão após a sua eletrização, fica carregado negativamente, assim interage com a carga positiva da água, gerando um campo elétrico de aproximação, ou seja, as cargas existentes no balão atraem as da água.

Magnetismo



Magnetismo é o fenômeno de atração ou repulsão observado entre determinados corpos. Geralmente este fenômeno acontece entre ímãs e certas substâncias magnéticas, como por exemplo, o ferro, cobalto ou níquel, e também entre ímãs e condutores que estejam conduzindo correntes elétricas. 

Os imãs apresentam duas regiões distintas onde as forças magnéticas se manifestam com bastante intensidade. Essas regiões são chamadas de polos do imã, sendo um o polo Norte e outro o polo Sul. Apesar de parecerem iguais tais polos reagem de formas bem diferentes na presença de outros imãs. Quando em polaridades iguais, os polos se afastam. Quando em polaridades diferentes os polos se atraem.

Na primeira experiência foi destacado o poder de repulsão exercido por dois imãs quando ambos estão paralelos com uma mesma polaridade. O resultado disso é que o imã, dentro do tubo de papel, faz com que o objeto como que levite sobre o ar de um lado, sendo que no lado oposto existe um suporte.

Já a segunda experiência aborda a ação decorrente do magnetismo do imã ao entrar em contato com o ferro (o prego). O atrito entre o imã e o prego faz com que o prego crie, por alguns instantes, um campo magnético transformando-o em algo semelhante a um imã. Com isso ele pode também atrair outras matérias, como por exemplo, um outro imã.

2 comentários:

  1. No segundo vídeo, há uma parte do texto em que seria necessário citar a biografia. Mas, no geral, gostei!

    ResponderExcluir